História & Modelismo Visitas 

Visitando a fábrica da PLUSMODEL

Castelo de Hluboká

Mais uma manhã de frio e chuva em Praga, e vamos nós visitar mais uma empresa, desta vez a Plusmodel. A empresa fica em České Budějovice, a apenas 2h de trem de Praga. A cidade é bastante conhecida por ser a terra natal da cerveja Budweiser Budvar, e também de um dos castelos mais bonitos da República Tcheca, o castelo de Hluboká.

Eu e a Ludmila fomos recebidos pelo Sr Veselý, proprietário da empresa e seu amigo Marcel que nos esperavam já na estação de trem.  De lá em poucos minutos já estavamos na PlusModel. Para mim fazer esta visita é uma grande honra uma vez que sempre fui fã da marca.

A história da empresa começa em 1990 logo após a queda do regime comunista e quando  o país passou a ser uma democracia. Naquela época o Sr Veselý ainda trabalhava como engenheiro na České Dráhy, a companhia ferroviária nacional, e fazia as peças de resina como um trabalho completementar, os seus maiores produtos eram detalhes para aviões, um dos mais famosos era para o Lysander. A partir de 1995, depois de 17 anos na da České Dráhy ele saiu da empresa e passou a trabalhar integralmente para a PlusModel, que além de ser a realização de um sonho ainda gera empregos, atualmente a empresa conta com 4 funcionários.

A PlusModel tem atualmente mais de 300 produtos em seu catálogo, que aliás pode ser visto aqui, a produção de acessórios e kits segue as escalas, 1/72, 1/48 e 1/35, sendo a 1/72 a que tem a maior quantidade de produtos, seguida pela 1/48 e 1/35 respectivamente.

O Sr Veselý nos mostrou como é feito todo o processo de produção de um kit, ou acessório de resina. Primeiro é necessário esculpir o master, isso é feito por alguns artistas de dentro da própria empresa e também externos. Depois de feitos os masters são então preparados moldes especiais de uma borracha parecida com silicone, estes moldes então recebem a resina, que é um composto químico feito de duas partes e daí vão para uma máquina onde o ar é totalmente retirado para remover todas as bolhas de ar que possam estar na resina. Feito esse processo em cerca de 20 minutos a resina está seca e a peça pronta para ser removida do molde. Algumas peças em resina que precisam ter mais resistência às vezes precisam de terminar a cura no calor, e para isso eles tem um forno especial para aquecer as peças.

Toda a equipe da Plusmodel

Embora o processo pareça simples ele requer bastante trabalho manual e também matéria prima, pois cada molde pode ser usado por apenas 30 vezes a partir daí então um novo molde precisa ser feito. Algumas peças maiores utilizadas em dioramas são feitas de gesso, pois são grandes e fazê-las em resina elevaria muito o custo final do produto.

A empresa tem capacidade de produzir em torno de 1700 kits por mês, incluindo acessórios, kits completos e até mesmo os kits injetados, sim eles tem kits de plástico injetado 😉

As ideias de produção para novos kits ou acessórios podem vir de muitos lugares, como por exemplo o kit com alguns ratos, a ideia surgiu em um pub com um grupo de amigos.

O Sr Veselý é um apaixonado pelo hobby, e por mais de 20 anos ele e seus amigos organizaram na cidade de České Budějovice um evento de modelismo que era de deixar qualquer pessoa que goste do hobby de boca aberta, eram três dias de evento regado a kits, exposição, comida e cerveja, pense só em uma coisa assim no Brasil? Seria fantástico! Infelizmente devido a vários problemas esse evento não acontece mais. Mas isso prova mais uma vez o quanto o plastimodelismo é diferente aqui na Europa.

E falando em modelismo, além das resinas a PlusModel vende diversos acessórios, aerógrafos e tudo o mais, e ainda tem o compromisso de postar qualquer encomenda em menos de 24h! é ou não bom demais??

E para garantir isso algumas parcerias são feitas, como por exemplo com a Aires, atualmente eles mantem um estoque grande de peças da Aires.

Uma prova da qualidade dos produtos da PlusModel é a de várias premiações de seus kits, e no ano passado receberam uma medalha na maior feira sobre o assunto no mundo, a Feira de Nuremberg na Alemanha. Parabéns!

Atualmente o maior problema encontrado pela empresa é a pirataria, o Sr Veselý me contou que algumas empresas copiam os kits deles, quase todo lançamento é copiado tempo depois por um certo fabricante de kits, realmente uma pena. Um outro problema são os modelistas “espertinhos” que compram alguma peça e depois a copiam para revender, esse pessoal não faz ideia de como isso afeta a empresa e seus funcionários de modo geral, mais uma vez uma vergonha.

Após toda essa visita muito, muito agradável o Sr Veselý ainda nos arranjou um almoço sensacional bem abaixo da colina do Castelo de Hluboká. Logo após o almoço visitamos o castelo, que é simplesmente lindo, e ainda fizemos uma vista rápida na cervejaria Budvar, onde nasceu a cerveja Budweiser original. Nao poderíamos ter vivido um dia mais do que incrível. E já ia me esquecendo, nas fotos você vai encontrar em PRIMEIRA MÃO alguns dos próximos lançamentos da empresa.

Deixo meu imenso agradecimento  ao Sr Petr Veselý por nos receber tão bem em sua fábrica, seu amigo Marcel e também aos funcionários da empresa, e acredite o clima por lá é sensacional, todo mundo trabalhando feliz. Isso é demais.

É isso aí, e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Visitando a fábrica da PLUSMODEL”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Muito interessante esta fabrica, fazem um trabalho muito bem feito e de ótima qualidade. Parece que são muito apaixonados e dedicados.

    Parabéns pela matéria.

    Boas festas para você e toda a sua família!!!

    Plastiabraço!!!

    1. Oi Luiz,

      São muito caprichosos no trabalho mesmo, com certeza é fruto de quem trabalha com paixão pelo que faz.

      Plastiabraço!

  2. Sergio

    Que viagem sensacional!!!
    Plastiabraço
    Sergio

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.