Aviação Reviews 

Review: 1/72 MIG-21MF Interceptor – EDUARD – #70141

O MIG-21MF,

modelimexO MIG-21MF foi originalmente projetado como um caça de alta performance de curto alcance, tornou-se o caça mais usado em todo mundo e esteve presente em quase todos os principais conflitos aéreos da era moderna. Seus pilotos o adoram devido a sua grande manobrabilidade, estabilidade e velocidade podendo alcançar facilmente Mach 2 (duas vezes a velocidade do som). Muitos pilotos tornaram-se ases pilotando esse máquina, sendo o piloto Nguyễn Văn Cốc com o maior número registrado com  9 abates  durante a Guerra do Vietnã.

Seu desenvolvimento remonta das experiencias adquiridas na Guerra na Coréia que influenciou o design da asa em delta da aeronave, desenvolvido em apenas 18 meses o protótipo fez seu primeiro voo no final dos anos 50. O primeiro MIG-21MF (chamado de “Fishbed” pela OTAN) alcançou as unidades de primeira linha entre o inverno de 1957-8 e inicialmente era armado com dois canhõess de 30mm.

O MIG-21MF foi o modelo mais produzido e exportado para todos os países aliados ao Pacto de Varsóvia (totalizando cerca de 11500 unidades construídas), um grande número de aeronaves também foi vendida para países Árabes ( a aeronave entrou em combate em 1973). Versões licenciadas do modelo foram produzidas na antiga Tchecoslováquia e Índia, a China produziu cópias não licenciadas usando engenharia reversa (tendo como bases modelos que foram comprados de outros países).

Muitos países ainda operam o modelo, quase 50 anos depois do seu voo inaugural, provando toda a capacidade de combate da aeronave. Uma lista com todas as variantes já produzidas pode ser vista aqui

O MIG-21MF reproduzido neste kit da Eduard, MModernizirovannyy (“Modernizado”) FForsirovannyy (“Motor Melhorado com Afterburner”), foi o modelo de exportação do MIG-21SM que era equipado com radar RP-22 e motor R13-300, esta versão era capaz de levar misseis R-60 e também chegou a ser produzida na Índia.

Abaixo um walkaround que fiz da aeronave no Museu TAM, que infelizmente fechou suas portas em janeiro de 2016 🙁


Fontes:
Jane´s, Historic Military Aircraft Reconigtion Guide. Harper Collins Publishers, Italia, 1998.
Crosby, Francis. Fighter Aircraft. London: Lorenz Books, 2002.
Robinson, Anthony. Soviet Air Power. London: Bison Books, 1985

O MIG-21MF da Eduard,

Este kit do MIG-21MF da Eduard foi lançado em 2018 e segue o mesmo padrão de qualidade do já conhecido MIG-21 na escala 1/48 lançado por eles alguns anos antes. Como todo kit da série profipack ele inclui máscaras de pintura e photoetched.

O kit é composto por 3 sprues, sendo um para as transparencias, totalizando cerca de 200 peças mais as máscaras e peças em photoetched. Caso se interesse em ver o manual do kit é possível fazer o download por meio deste link, diretamente do site da Eduard.

O nível de detalhamento do kit é muito bom, com linhas em fino baixo relevo e injeção impecável. O cockpit tem bons detalhes e o kit tem consoles e paineis duplos, uns com os intrumentos em relevo e outros totalmente lisos permitindo melhor aderência das peças em photoetched. Dessa forma o modelista pode escolher o que melhor lhe agrada em termos de detalhes. Algumas peças são muito delicadas e deviam ser melhor protegidas na embalagem, por exemplo o tubo de pitot do meu exemplar veio partido ao meio, estou pensando em como resolver esse problema durante a montagem.

Os porões de rodas e o trem de pouso são um show em detalhes, e o melhor, o centro das rodas é separado dos pneus, algo que facilita muito a pintura, fico sempre contente, e aliviado quando os fabricantes fazem esses tipos de conjuntos rodas/pneus separados. As portas dos trem de pouso tem detalhamento interno e o o porão também, algum até um pouco incomum para kits dessa escala.

Os armamentos são detalhados e na folha de decalques incluem até os stencils, o kit inclue mísseis R-3S, R-13, R-60 e R2US, tanques subalares (490l) e também tanque ventral (800l). A árvore do kit ainda inclui lançadores de foguetes UB-16, Bombas FAB-250 e Foguetes S-24, porém estes últimos não serão usados nesta versão do kit. Algo que achei que faltou no manual foi justamente detalhar melhor qual tipo de armamento poderá ser usado em cada versão de pintura. Será necessário fazer uma pesquisa sobre isso.

Como opcionais o kit possibilita montar o canopy aberto/fechado, freios aerodinâmicos extendidos/recolhidos e também o SPRD-99 que era o sistema de decolagem assistida por foguetes, muito utilizado nas missões de reação rápida.

A folha de photoetched inclui detalhes para o interior do cockpit com os consoles e paineis, detalhes para o assento ejetável e detalhes menores externos.

Os decalques tem ótima qualidade e incluem todos os stencils (esteja preparado para colar literalmente mais de uma centena de pequenos decalques), detalhes do interior e as seguintes marcações:

  • MiG-21MF, C/n 96007600, No. 7600, 11. Pulk Lotnictwa Mysliwskiego, Mierzecice, Polonia, 1990
  • MiG-21MF, C/n 96004017, No. 4017, 9.slp/ 9. sbolp, Bechyne, Tchecoslováqui, 1990
  • MiG-21MF, C/n 96002170, No. 784, Jagdfliegergeschwader 3, Preschen, Republica Democrática da Alemanha, 1980
  • MiG-21MF C/n 96006721, No. 6721, Regimentul 71 Aviat¸ie Vâna?toare, Câmpia Turzii Airbase, Romênia, 1993.
  • MiG-21MF, C/n 96005512, No. TZ-356, Senou Airbase, República de Mali, 2006.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por cerca de 15,2 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil) ou cerca de 87 Reais (cotação de abril/2020). Para comprar esse kit clique aqui.MIG-21MF

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/72 MIG-21MF Interceptor – EDUARD – #70141”

  1. Anthony

    Excelente artigo!

    1. Oi Anthony!

      Fico muito contente quando algum leitor dedica um tempinho para comentar um post, muito obrigado!

      Plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.