Aviação Reviews 

Review 1/72 YAKOVLEV YAK-1B – ARMA HOBBY #70027

O YAK-1B

O YAK-1B faz parte da lista dos caças mais famosos da Segunda Guerra Mundial. A aeronave fez seu primeiro voo em Janeiro de 1940,sua estrutura em composite de madeira permitia uma manutenção fácil, e o seu motor (Klimov M-105) se mostrou muito confiável e livre de problemas sérios, essa combinação permitiu que mais de 43 mil unidades fossem construídas nas mais diversas variantes.

O batismo de fogo do YAK-1B foi durante as Batalhas de Estalingrado e Kursk (1942/43), naquela época o YAK-1B se comparava a aeronaves como o Me-109F e Spitfire V. Além de serem usados pelas forças da União Sovíetica eles também foram enviados para países aliados como como o regimento “Normandie-Niemen” na França e o 1st Polish Fighter Regiment “Warsaw” na Polônia, que utilizou a aeronave nos combates sobre a cidade de Varsóvia, os Yak-1b permaneceram nas forças polonesas até 1946.



O KIT

A Arma Hobby tem produzido kits, especialmente na escala 1/72, com um nível de detalhamento que deixa alguns fabYAK-1Bricantes com inveja, afinal não é a toa que o kit ganhou a medalha de melhor kit do ano na feira de brinquedos Spielwarenmesse em Nuremberg na Alemanha, em janeiro de 2020. A revista Modellfan sempre premia os melhores kits neste evento.

Ao abrir a caixa é fácil de entender porque o kit do Yak-1B foi premiado, composto de apenas dois sprues, um para as peças e outro para as transparências, o kit é simplesmente espetacular. Apesar de possuir apenas 46 peças, o kit é excelente nos detalhes. Este exemplar que recebi é da série expert set e vem acompanhado de photoetched e máscaras para pintura. Se você quiser dar uma olhada no manual de montagem, basta clicar neste link.

Alguns detalhes que gostei foram a diferenciação das estruturas de lona, metal e madeira, a asa é divida em apenas duas partes portanto e não haverá problemas em deixá-la com o diedro correto. As linhas de painel e marcações de rebites são finas e as julgo perfeitas para a escala. Todo o sprue é injetado em um plástico cinza fosco, que ao meu ver ajuda a aderência da tinta.

Os detalhes do cockpit  incluem todos os instrumentos e consoles, a folha de photoetched acrescenta o painel de instrumentos e os cintos de segurança.  Os instrumentos são fornecidos em formato de decalque. Para utilizar o photoetched será necessário lixar o painel de instrumentos do kit, uma vez que ele vem em relevo.

As transparências são claras e transparentes, embora às vezes me pareçam ser um pouquinho amareladas, mas nada que desabone a montagem, a única coisa que acho que poderia ser melhor é o canopy ser separado, pois os detalhes do interior são legais demais para se montar o kit com o canopy fechado. Cortar o canopy não é uma tarefa das mais simples e nem todos os modelistas tem a coragem para fazê-lo, o que é compreensível. E neste caso em especial, julgo ser uma tarefa praticamente impossível, uma vez que ele deve ser montado em três partes. Quem quiser montar o canopy aberto terá de recorrer a aftermarkets.

Os decalques são bem impressos, pela empresa Techmod Decals,  e permitem a construção de 6 aeronaves diferentes, sendo elas:

  • Yak-1b, No. 4, 1 squadron, 1 Fighter Aviation Regiment, W/O Edward Chromy, Zadybie Stare, late 1944.
  • Yak-1b, No. 13, 2 squadron, 1 Fighter Aviation Regiment, F/SGT Hugo O’Brien, Operation Berlin 1945.
  • Yak-1b, No. 2, 148 IAP. Aeroplane flown by Regiment CO, Capt. Leonid Smirnov. After his death flown by Ltn. Mikhail Shkomplektov, who has mistakenly landed on German airbase in  Anapa on 11 May 1943.
  • Yak-1b, in German markings. Probably in Erprobungsstelle Rechlin on Autumn 1943.
  • Yak-1b, No. 26, 31 GIAP, Major Boris Yeryomin , Solodovka, Stalingrad Front, December 1942.
  • Yak-1b, No. 6, GC3 Normandie, Albert Durand, Khatenki, Summer 1943.

ONDE COMPRAR,YAK-1B

O kit do YAK-1B pode ser comprado diretamente no site da Arma Hobby, custa 14,50  Euros (cerca de 84 Reais – cotação abril/2020) + frete. Para comprar clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a ARMA HOBBY por enviar este modelo para review. Muito Obrigado! Fique de olho no blog que em breve postarei a montagem desta pequena jóia do modelismo.

Kit totalmente recomendado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 YAKOVLEV YAK-1B – ARMA HOBBY #70027”

  1. Silvio Cezar

    Fantástico! Um kit 1:72 com detalhamento comparável ao de um na 1:48! Quero ver essa montagem, abs.

    1. POis é Silvio! Estou finalizando o Hurricane deles e em brevo inicio o Yak!

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.