História & Modelismo 

COVID-19, Plastimodelismo e o Blog Spruemaster

Já é de conhecimento de todos que o mundo enfrenta uma crise de saúde causada pelo vírus da gripe COVID-19. Essa pandemia tem causado resultados desastrosos ao redor do mundo e afetado milhões de pessoas. E nós modelistas também estamos sendo afetados.

O primeiro impacto que sentimos é na obtenção dos insumos que necessitamos para praticar o hobby. O mercado nacional não supre todas as nossas necessidades e temos que recorrer a compras no exterior. O problema é que muitos países impuseram restrições de envio de encomendas, além do nosso câmbio que vem sofrendo altas a cada dia, por exemplo em novembro de 2019 o USD custava R$4,19 agora em maio de 2020 ele custa R$5,57, um aumento de quase 35% no valor.

O segundo maior impacto são as medidas de distanciamento social. Até o momento todos os evento de modelismo no Brasil estão cancelados, os únicos que ainda não foram adiados são os que acontecerão a partir de agosto deste ano, por enquanto estes estão confirmados.

Como o COVID-19 tem impactado o Blog Spruemaster.

O principal problema que tenho enfrentado no Blog é a falta de tempo para escrever, ao contrário de muitas pessoas que estão de quarentena em casa podendo dar uma reduzida em seu estoque de kits ou simplesmente curtindo a sua família, eu estou trabalhando mais do que o normal, pois trabalho em uma empresa da área da Saúde e tenho sido requisitados bastante e isso tem tomado quase todo o meu tempo livre. Por isso o ritmo das postagens diminuiu significantemente.

Um outro ponto que tem afetado o blog é o recebimento de material de patrocinadores, pois justamente devido as restrições de envio não tenho recebido praticamente nada para o Blog.

Este inclusive é um ponto muito importante a se observar, pois com as restrições e câmbio alto não tem sido muito vantajoso para os patrocinadores do Blog mostrar os seus produtos por aqui. Afinal as vendas estão quase que impedidas.

Mas nem tudo é só notícia ruim!

 Embora essa pandemia seja um desastre em relação a perda de vidas humanas e também para a economia global, ela tem causado mudanças em nossos hábitos e tenho visto isso de forma positiva em muitos aspectos. Para o modelismo ela tem sido benéfica em alguns aspectos, empresas tem noticiado um aumento significante nas vendas de produtos, como por exemplo a Airfix que reportou um aumento de suas vendas na Inglaterra, veja a matéria na imagem ao lado.

Uma outra reportagem do jornal Chicago Tribune fala sobre a Revell nos Estados Unidos, para ver a reportagem clique aqui.

Fiz uma pesquisa no Google Trends para os termos Airfix, Tamiya e Revell,desde de Janeiro de 2020 houve um aumento de pesquisas destes termos de pesquisa no Google conforme o gráfico abaixo. Para acessar o Google Trends com esses resultados, clique aqui.

Esses são sinais de que novas pessoas tem se interessado pelo hobby e as que já o praticavam com as atuais medidas de distanciamento social estão podendo aproveitar ainda mais.

No Twitter, única rede social em que participo, tenho visto muito mais gente publicando suas montagens e interagindo, esse é um aspecto que tenho visto como positivo. Aqui mesmo nas terras tupiniquins tenho percebido que a quantidade de pessoas iniciando ou voltando ao hobby também tem aumentado.

Com o cancelamento dos eventos de modelismo somado a quarentena, estou convicto que os próximos eventos de modelismo serão grandes e com mesas cheias, pois o pessoal com mais tempo livre tem montado mais.

Para muitos modelistas, que de certa forma, já praticavam o distanciamento social, essa pandemia se transformou naquele tempo livre que sempre sonharam em ter mas que só iram poder realizar na época da aposentadoria.

E você, como tem enfrentado a pandemia? Deixe sua experiência nos comentário do Post!

Plastiabraço e não se esqueça de se proteger!

Crédito para a imagem da capa: @cottombro from pexels.com

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

17 Thoughts to “COVID-19, Plastimodelismo e o Blog Spruemaster”

  1. Marcello Sokolowski

    Já que você nos convocou quero falar que acompanho seu trabalho a anos. Os posts de produtos importados ficarão mais raros, realmente. Mas não nos deixe na mão. Continue. Estou aproveitando a quarentena para encarar os encalhes, os kits velhos, aqueles da Revell antiga que meus amigos que desistiram do hobby me deram. O fim da fila pulou para o primeiro. Já foi um Me-109 G6 Revell brasileira , agora é um Spitfire mkV da Revell brasileira, ambos na 1/32. Só pepino e muito putty. Tem muito assunto revirar o fim da fila.
    Sou professor de gastronomia e estamos nas aulas virtuais. Encontros online, que dão tanto ou mais trabalho que as aulas presenciais. Abraços,

    1. Muito legal Marcello!! Obrigad por deixar seu relato por aqui!!

      Fico contente em saber que curte o Blog!!

      Plastiabraço!

  2. Ricardo Iglesias

    Bom dia Lucas,
    Em razão da natureza do meu trabalho, não estou em quarentena e também não posso ficar em isolamento, minha vida tem sido correria para o trabalho e retorno para casa sem paradas ou desvios desnecessários, o bom é que voltei às montagens de alguns projetos que estavam parados com a conclusão de três deles. Não fico apenas no Plastimodelismo também gosto de montar e pintar Garage Kits e figuras de resina, também estou aproveitando para organizar minha área de trabalho. Quem quiser dar uma olhada nos meus trabalhos procura no Instagram @Rick_Macfly. (por favor não esperem muito, faço dentro de minhas limitações)

    1. Muito bom Ricardo! Obrigado por deixar seu comentário por aqui.

      Plastiabraço!

  3. Zé Moi

    Lucas meu amigo, ótimo post, assunto mais atual, impossível.
    Estávamos acostumados com uma vida livre e, de repente, tudo mudou. Não podemos mais ir e vir e nem ver ou estar com nossos parentes e amigos. Não sabemos mais o que ou quem está ou não infectado! Ao mesmo tempo que vivemos antenados e preocupados com toda esta situação, nós, plástimodelistas, encontramos certa tranquilidade em nosso hobby. Também tenho trabalhado normalmente, mesmo assim, como os amigos disseram, com nossa vida social quase que totalmente paralisada, minha produção de kits tem rendido muito bem. De março para cá, já montei uns oito kits na 1/72, dois estão em fase de pintura e já terminando a montagem de mais um. Então, neste sentido, não tenho motivos para reclamar. Grande a braço a todos. Cuidem-se bem.

    1. Pois é Zé, ano que vem os eventos estarão todos de mesa cheia!

      Plastiabraço!

  4. Érico de Campos

    Eu sou dentista e então os atendimentos estão muito restritos. Aí eu tenho ajudado minha esposa no cuidado com a casa e dos filhos, mas tem sobrado muito mais tempo para a bancada. Com o aumento do dólar e as dificuldades para adquirir produtos no exterior, fico feliz em ter um estoque de kits grande o suficiente para poder esperar o câmbio normalizar. E minha preferência sempre foi comprar tudo o que eu preciso por aqui mesmo para estimular nossos lojistas.

    1. Oi Érico, obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog. Você tocou em um ponto importante, a existência e a permanência das lojas nacionais depende exclusivamente das nossas compras. Com certeza eles precisam do nosso apoio, não só nesse momento difícil, mas sempre.

      Plastiabraço e boas montagnes!

  5. Orlando Pereira de Godoy Filho

    Errei!

    Salve galera.
    Sempre fui mais para caseiro e depois que me aposentei mais ainda.Quase que já saia só para o estritamente necessário.
    O que está amenizando um pouco este…retiro forçado é que minha esposa também está em casa a sessenta dias, vinte de férias, quarenta de quarentena.Quarentena mesmo!
    Com tudo isso tenho me dedicado mais ao plasti. Principalmente retomando antigos projetos e terminando boa parte do que estava parado pela metade.
    Está rendendo.Tenho bastante material e kits para várias quarentenas.
    É assim que estou levando.
    Abraços

    1. Oi Orlando, pois é muita gente tem reportado o mesmo que você!

      Plastiabraço e boas montagens!!!

  6. Fernando Zavarelli

    Totalmente coerente !!!

  7. Nardel Lopes

    Bom dia Lucas !!!
    Minha esposa também trabalha na área de saúde (posto de saúde) e está sob quarentena permanente, e por consequência toda a família.
    Tenho trabalhado em home office e tal medida contribuiu para melhorar minha produção no plastimodelismo, pois como saímos de casa apenas para o estritamente necessário o modelismo não tem mais a concorrência da vida social.
    O restante do mundo se recuperará mais rapidamente mas no Brasil, infelizmente, a recuperação será pós 2021.
    Quanto ao modelismo haverá um “gap” comercial na Europa. No Brasil não tenho como estimar.

    Um abraço e fique em casa.

    1. Oi Nardel, pois é sem bem o que é isso meu amigo.

      Quanto a economia, o problema é mundial, só sairemos bem dessa se todos pensarem no coletivo, essa mudança terá que acontecer.

      Plastiabraço!

  8. André

    Parabéns Lucas, ótima visão de nossa rralidade modelistica…..

    1. Obrigado pelo comentário André, apesar de tudo temos que ter pensamento positivo!

      Plastiabraço

  9. Sergio

    Bom dia, Lucas!
    Suas ponderações refletem bem a nossa situação.
    Não sei porque as duas compras que eu fiz tiveram problemas na entrega. Mas foram com fornecedores sérios que resolveram o problema.
    Pelo menos voltei para bancada. E algum modelo deve sair em breve. Espero
    Plastiabraço
    Se cuidem.

    1. Muito bom Sérgio, tenho ouvido relatos que os Correios, que já não tem um serviço muito bom, estão tendo mais dificuldades ainda para gerenciar as entregas das encomendas por aqui.

      Plastiabraço!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.