Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

Montagem – 1/72 Hawker Hurricane Mk.I Arma Hobby #70025

Sobre o kit do Hawker Hurricne,

Para saber mais sobre o kit do Hawker Hurricane da Arma Hobby, deixo aqui um review que fiz sobre ele tempos atrás.

As marcações do Hurricane Finlandês.

Antes de seguir com a montagem do kit acho importante esclarecer porque as aeronaves da Finlândia utilizavam a suástica em suas aeronaves.

Na Finlândia, o hakaristi (suástica) foi usado como a marcação nacional oficial das Forças de Defesa da Finlândia entre 1918 e 1945 e também da Força Aérea Finlandesa, tropas antiaéreas, como parte da força aérea e tropas de blindados da época. A suástica também foi usada pela organização Lotta Svärd, organização paramilitar finlandesa para mulheres, que foi dissolvida em 1944, de acordo com os termos do Armistício de Moscou.

É importante ressaltar  a adoção da suástica pela Finlândia é anterior à sua associação pelo Nacional Socialismo Alemão (além de ser bem diferente da Nazi Hakenkreuz). Seu uso nos aviões remonta ao ano de 1918 quando o conde sueco Eric von Rosen pintou uma suástica nas asas de uma aeronave que ele doou ao Exército Branco Finlandês, que estava lutando contra os Guardas Vermelhos apoiados pelos soviéticos para estabelecer uma Finlândia independente – uma batalha que os brancos finalmente venceram.

A suástica tornou-se o símbolo oficial da Força Aérea Finlandesa e permaneceu assim até que a Finlândia e a União Soviética – que haviam acabado de travar uma guerra bem-sucedida com os Estados Unidos para erradicar o Nazismo – assinaram um armistício do pós-guerra. Como parte do novo relacionamento, entendeu-se que os aviões militares finlandeses não carregariam mais a suástica. Em 1945, a Força Aérea mudou seu emblema nacional para roundel, mas o uso da suástica em algumas outras insígnias continuou. Atualmente, por exemplo, o Regimento Utti Jaeger, responsável pelo treinamento de forças especiais, ostenta um emblema semelhante à suástica (cruz do sol) em sua cor.
 
Uma curiosidade sobre as marcações das aeronaves finlandesas é que ela atribui os números de matrícula às suas aeronaves, colocando cada tipo um código de duas letras seguido por traço e um número de aeronave individual. O código de duas letras geralmente se refere ao fabricante ou modelo da aeronave, como DK para Saab 35 Draken, VN para Valmet Vinka, HC para Huricane, BW para Brewster e assim por diante.

 

A montagem do Hurricane da Arma Hobby,

 
hawker hurricaneNão é por menos que este kit do Hurricane está sendo tão premiado, esta foi uma montagem super tranquila, praticamente sem problemas.

Iniciei a montagem pelo interior que tem detalhes adequados para a escala, não posso dizer que seja um problema, mas os cintos de segurança fornecidos em forma de decalques não são muito convincentes, sugiro a troca por outros de photoetched caso queira montar o kit com a carlinga aberta.

Como eu não tinha cintos em PE na 1/72 resolvi utilizar os cintos em decalques mas com a carlinga fechada, dessa forma eles ficam convincentes uma vez que a transparência não deixa ver muito os detalhes do interior.

Um detalhe importante é que a versão finlandesa do Hurricane utilizava rodas com 5 raios, e ela são fornecidas no kit em resina, portanto não utilize as rodas do sprue. Outros dois detalhes da versão finlandesa, a antena de rádio era uma barra redonda e não achatada como dos Ingleses, também existe uma porta de acesso logo abaixo do cockpit no lado direito da fuselagem que deve ser preenchida com putty, pois os Hurricanes finlandeses não possuíam esse acesso.

Para o padrão da camuflagem tive que usar três marcas de tintas diferentes uma vez que eu não possuía todas as cores de uma única marca. Esse padrão de cores finlandês é bastante controverso, e não consegiu encontrar informações oficiais acerca das cores. Nesse caso segui o manual, pois acredito que o pessoal da Arma Hobby tenha realizado um bom trabalho de pesquisa.

As cores indicadas no manual são as seguintes:

HATAKA Red Line – HTK-A025 – FS34226 – Interior Grey Green – Para essa cor utilizei a Mr Color H312 (Green FS34227)
HATAKA Red Line – HTK A041 Night Black – FS37038 – Essa utilizei Hataka
HATAKA Red Line – HTK A016 Dark Green FS34092 – Para essa cor utilizei a Mr Color H330 (Dark Green)
HATAKA Red Line – HTK A029 RLM 65 Hellblau – FS35352  – Para essa cor utilizei a Mission Models MMP-057 RLM 65)

A primeira camada de verniz, (brilhante) foi dada usando o Mr Color H30, para finalizar o modelo utilizei o verniz Semi Brilho (semi gloss) da Mission Models MMA-006, gosto bastante do acabamento deste verniz.

O interior do Hurricane se monta sem problemas, porém recomento fechar a fuselagem primeiro para depois encaixar o suporte do assento e o assento, pois se eles não ficarem bem alinhados a asa não se encaixa muito bem. Um outro detalhe nas asas é que as aberturas das metralhadores vem fechadas, abri utilizando uma pequena broca, aumentando o realismo

O encaixe da asa com a fuselagem é perfeito e não será necessário realizar nenhum tipo de trabalho de acabemento, é uma engenharia muito boa no kit.O mesmo se aplica para as empenagens que são montadas em uma sessão separada e se encaixam perfeitamente à fuselagem.

Após montar o interior, fechar a fuselagem e encaixar a asa, fiz os ajustes necessários no acabamento da fuselagem e apliquei uma camada de primer preto da Green Stuff World. Tenho usado com bastante sucesso esse primer, ele é a base de água, não tem cheiro e tem ótima aderência ao plástico.

Como eu decidi fazer o Hurricane com a carlinga fechada colei as partes no lugar e mascarei com os templates que o pessoal da Arma Hobby colocou no manual, achei simplesmente sensacional essa ideia, basta colocar uma fita por cima e recortar, funcionou perfeitamente. É ou não é um cuidado com o modelista que o fabricante tem? Cada vez mais me torno fã dessa marca.

Depois de bem seco o primer, cerca de 24h, apliquei as marcações amarelas, para essa cor utilizei a Mr Color H329 (Yellow FS13538). Em seguida apliquei o verde e depois o preto. Para fazer as marcas da camuflagem utilizei um produto da Ak Interactive chamado Plastic Putty, esse produto ajuda muito a fazer camuflagens.

As luzes e o sombreamento das cores realizei durante o processo de pintura, uma vez que modelo já estava todo preto, mas depois utilizei as mesmas cores mais claras, fiz dois tons mais claro para cada cor e apliquei. Lembrando que não se deve adicionar branco para “clarear” alguma cor. Cada cor terá a sua cor correspondente na hora de realizar o clareamento. Qualquere hora publico um artigo sobre isso aqui no Blog.

As máscaras não ficaram muito exatas e foi necessário fazer uma série de pequenas correções na pintura, mas isso foi realizado sem problemas. (ver fotos)

Eu não quis carregar muito no wheatering do modelo, então utilizei apenas um pouco de panel liner nas linhas, para o escapamento utilizei o Tamiya wheatering master B, para simular a fuligem.

Para as luzes de navegação tenho usado um produto muito bom da Green Stuff World, é uma resina transparente que endurece com a luz ultravioleta, fica muito bom para esse tipo de pequeno detalhe.

O Hawker Hurricane finalizado

Deixo aqui meu agradecimento ao pessoal da Arma Hobby por gentilmente ter enviado este kit para o Blog Spruemaster.
 

NOTA

O fabricante do kit Arma Hobby não suporta nenhum regime totalitário, o que também é estritamente proibido por Lei no território da República da Polônia. As insígnias da suástica azul finlandesa estão incluídas no kit para fornecer precisão histórica apenas das marcações.

A Arma  Hobby não é responsável por qualquer uso legal ou ilegal, intencional ou não intencional deste produto por consumidores ou terceiros, bem como por requisição ou dano por parte das autoridades.
 
O Blog Spruemaster também se declara contra qualquer tipo de regime totalitário.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Montagem – 1/72 Hawker Hurricane Mk.I Arma Hobby #70025”

  1. Zé Moi

    Bela montagem Lucas, meus parabéns! O Hurricane é mesmo um modelo muito interessante para se montar e diferente do já conhecido Spitfire. Gostei muito dos efeitos do wheatering que foi feito, na medida. Ótimo post, como sempre, com um bom conteúdo histórico.

    1. Opa, obrigado pelos elogios!!

      PlastiabraçO!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.