Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

Build Review: 1/72 PZL P.11c Kresy – Arma Hobby #70017

Recentemente fiz o review do PZL P.11c aqui no Blog, ele é uma das aeronaves que mais gosto devido ao seu design elegante. Assim que fiz o review, minha intenção foi começar imediatamente a montagem e assim o fiz. Então, aí vai build log dela.

Para esta montagem utilizei os seguintes materiais

PZL P.11cPrimer
Finishing Surfacer 1500 Black – Mr Hobby
Tintas
A011 Light Polish Khaki – Hataka
A036 Light Blue-Grey – Hataka
A153 Temporary White – Hataka
Não foi utilizado nenhum diluente para estas tintas, sendo aplicadas diretamente no aerógrafo depois de agitar bem
Verniz
Intermediate Gauzy – Ak Interactive
H-20 Flat Clear – Mr Hobby Aqueous
Aerógrado
IWATA Revolution CR, agulha 0,5mm – pressão de pintura entre 12-~15psi

Na bancada com o PZL P.11c,

Iniciei a montagem do PZL P.11c  pelo interior, o kit provê uma ótima qualidade de detalhes para o interior, pintei ele de metálico utilizando a cor Aluminium Extreme Metal da AK Interactive, a montagem se deu sem muitos problemas, exceto pelo fato que a as peças não encaixaram muito bem na fuselagem, me parecendo serem maiores do que deveriam, tive o mesmo problema quando montei o Hurricane da mesma marca, veja foto sobre como ficou um pouco desalinhado o cockpit.

Com um pouco de lixa e cuidado consegui deixar o interior mais alinhado e apresentável, esse foi um dos poucos problemas que encontrei durante a montagem. Todo o kit tem uma engenharia muito bem feita, e os encaixes são tão perfeitos que decidi fazer a montagem toda em módulos, o que se provou ser muito bom.

PZL P.11cApós fazer o interior, lixei a fuselagem, um pouco de putty aqui e ali, e apliquei uma camada de primer preto, o primer além de ajudar a visualizar possíveis problemas ajudará a dar destaques nas linhas de painel,  o efeito de destaque nas linhas de painel da pintura foi conseguido apenas com essa técnica, apliquei wash somente sobre os decalques e em algumas pequenas áreas.

Para fazer o efeito de desbotado e troca de alguns paineis da fuselagem e asas, usei as mesmas cores em tonalidades mais claras, isso ajuda bastante a destacar as linhas e dá uma aparência menos artificial para o modelo.

Após a pintura apliquei uma camada do verniz Gauzy da AK Interactive, que deu uma aparência bastante brilhante, o verniz ajudará na aderência dos decalques.

Falando nos decalques eles aplicaram sem problemas, porém devido a superfície corrugada do modelo foi necessário utilizar um pouco mais de amaciante de decalques para que eles ficassem bem aplicados na superfície.

Após aplicar os decalques e o wash sobre eles, foi o momento de aplicar o verniz fosco da Mr Hobby, utilizei ele em uma proporção bastante diluída, pois minha intenção era deixar o modelo com acabamento acetinado, e não fosco.

Acrescentei apenas alguns detalhes, como a linha hidráulica do freio, tirantes do montante do trem de pouso e cavei a buzina de stol com uma agulha (foto). São pequenos detalhes que acabam por chamar a atenção. Para a antena utilizei a linha Ez line que é fácil de usar e dá um ótimo acabamento.

O escapamento foi pintado com a tinta MMM-004 Cooper da Mission models, gosto bastante do acabamento que ela oferece aos escapamentos.

Uma das coisas que admiro bastante na Arma Hobby é a qualidade da engenharia dos modelos, os encaixes são ótimos, sem problemas, e eles ainda tem alguns cuidados que julgo excepcionais como por exemplo colocar no manual um template para você recortar as máscaras do canopy, isso é uma grande ajuda.

A montagem como um todo foi tranquila, e esse modelo levou apenas 10 dias para ficar pronto.

O resultado final

Meus mais sinceros agradecimentos para a Arma Hobby e a Hataka por fornecer os materiais para esta montagem!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Build Review: 1/72 PZL P.11c Kresy – Arma Hobby #70017”

  1. Rafael Loose Ferreira

    Belo trabalho Lucas! O kit parece ser muito bom também…
    Gostei muito da caixa plastica para guardar as peças dos kits durante montagem! Vou copiar! kkkk

    1. Oi Rafael,

      Essa ideia da caixa plástica é ótima, você ir trabalhando em sessões separadas. Fica muito prático e organizado.

      Que bom que gostou da montagem.

      Plastiabraço e obrigado por deixar o seus comentário.

  2. Claudio

    Trabalho muito bonito! Parabéns.

    1. Opa, que bom que gostou, muito obrigado!

  3. Zé Moi

    Parabéns Lucas, bela montagem! Muito bem pintado e com bastante detalhes para a escala! Curti a base, ótima ideia pois sai do convencional!

  4. André Luiz

    Fantástico!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.