Aviação Reviews 

Review 1/72 PZL P.11c Kresy – Arma Hobby #70017

O PZL P.11c,

PZL P.11
Este é o único PZL P.11c sobrevivente em todo o mundo, encontra-se em exibição no edifício de entrada do Muzeum Lotnictwa Polskiego. Cracóvia, Polônia.  Foto: 23-8-2013.

O PZL P.11c foi desenvolvido e construído na Polônia durante os anos 30 pela empresa PZL (Państwowe Zakłady Lotnicze – State Aviation Works). O modelo se tornou conhecido como “o defensor da Polônia”. O projetista responsável pelas suas belas asas em forma de gaivota foi por Zygmunt Puławski. A estrutura e fuselagem da aeronave  em metal, aliada a sua asa em formato de gaivota concedeu ao modelo o título de aeronave mais avançada naquela época.

Em 1934 quando entrou em serviço, as aeronaves que se comparavam a ele eram o Gloster Gauntlet e o Heinkel H.51, entretanto o rápido desenvolvimento de motores e técnicas no pré guerra tornaram o PZL P.11  obsoleto, sendo ultrapassado por aeronaves como o Me-109 e Spitfire. Embora obsoleto, seu design aliado a experiência dos seus pilotos o modelo foi capaz de registrar algumas vitórias em combate.

O PZL P.11c era equipado com um motor radial modelo Gnome-Rhone 9Krse de 560hp capaz de conceder ao modelo velocidade máxima de 390 km/h. Tinha como armamento quatro metralhadoras de 7.92mm. (nas versões finais)

As últimas unidades equipadas com P.11c foram os novos esquadrões: 152. EM do 5º Regimento de Aviação (Wilno) e 161. EM do 6º Regimento de Aviação (Lwów). Eles foram criados para defender as fronteiras polonesas (Kresy) da infiltração soviética . No verão de 1938, houve grandes exercícios em Volhynia para se preparar contra um possível ataque do Exército Vermelho. Os esquadrões também enviaram destacamentos temporários para o posto avançado do Corpo de Proteção de Fronteiras (K.O.P.) em Sarny, na Volínia. Em 1939, a Campanha 152. EM foi anexada ao Exército Modlin e 161. EM (e 162. EM com P.7a) ao Exército Łodź.

Em 1939, os PZL P.11c lutaram contra os alemães desde a manhã de 1º de setembro até a evacuação forçada pela força soviética em 17 de setembro.  Embora as perdas tenham sido altas, 35 PZL P.11c ​​foram evacuados para a Romênia. Esses aviões foram confiscados pelos romenos e se juntaram à frota PZL P.11band f e P.24. A partir de 22 de junho de 1941 os PZL P.11 marcados com cruzes amarelas participaram da guerra contra a União Soviética, permanecendo em unidades de linha de frente até setembro de 1943!


O kit,

A qualidade da injeção dos kits da Arma Hobby não deixa de me impressionar. Este é mais um exemplo de um ótimo trabalho de engenharia na produção dos molde. Moldado em apenas dois sprues um para as peças e outro para as transparências, o kit possui um nível de detalhamento impressionante para a escala. No total são apenas 45 peças mais uma pequena folha de photoetcheds. A arte da caixa foi produzida pelo artista Marcin Górecki.

Os detalhes são em baixo e alto relevo e representam muito bem a fuselagem da aeronave inclusive sua superfície corrugada, o interior é completo com pedais, manche, assento, painel de instrumentos que é completado por decalques, e cintos de segurança fornecidos na folha de photoetched que também inclui detalhes como a mira. O interior da fuselagem também contém detalhes da estrutura da aeronave.

O único ponto que acho que o fabricante poderia melhorar é o “encaixe” das peças nos sprues, ele é feito por dentro da peça e não na lateral, então quando você corta tem que retirar o excesso que fica do lado de dentro, se errar um pouco a lixa vai ter que passar putty, nesta foto é possível ver o que estou falando.

O motor é detalhado e uma coisa que tive dificuldades no modelo que montei na escala 1/48 (veja aqui) de outro fabricante foi alinhar os escapes com os cilindros, uma vez que o escapamento do modelo é um anel que envolvia todo o cowl do modelo. Fiz um teste à seco e percebi que neste kit essa tarefa será realizada de maneira mais fácil.

A montagem do modelo se dá em apenas 13 passos e acredito que não haverá problemas, uma vez que a engenharia adotada por eles para a montagem me pareceu bem indealizada, por exemplo a parte que contém o trem de pouso é uma peça única, portanto não há preocupação com o alinhamento. A única sugestão que faço é pintar as asas sepadaras do modelo e somente encaixá-las no final para evitar ter que mascarar toda a fuselagem e também devido aos montantes. Pelo que percebi isso será fácil de fazer.

O manual do kit é em formato A5 e tem informações bem claras sobre a montagem, as instuções para pintura estão coloridas e indicam cores da marca Hataka. Assim como no kit do Hurricane também da Arma Hobby, este kit tem no manual um template para recorte das máscaras do canopy, uma solução genial.

Os decalques do kit são bem impressos e produzidos pela também polonesaTechmod e incluem até marcações para os pneus, são 4 marcações diferentes sendo elas:

  • PZL P.11c, 161 Fighter Squadron from Lvov, Spring 1939, pilot Ltn. Jan Dzwonek. Aeronave com design de emblema não oficial do novo esquadrão (Turquia) pintado ao lado da fuselagem a estibordo. O emblema foi pintado pelo piloto durante o serviço no posto avançado do Corpo de Proteção de Fronteiras (K.O.P.) em Sarny (Volhynia) durante a primavera de 1939.
  • PZL P.11c, 161 Fighter Squadron from Lvov, August-Septmeber 1939, pilot Ltn. Jan Dzwonek. Após o retorno do posto avançado K.O.P. insígnias e listras na asa foram pintadas. O avião participou de uma série de combates aéreos em 2 de setembro de 1939, ao sul de Łódź. O piloto reivindicou ½ Hs 126. Depois foi abatido por Bf 110 e gravemente ferido.
  • PZL P.11c, 161 Fighter Squadron from Lvov, Lubitów Airfield near Kowel, Volhynia Field Exercises, Agosto de 1938.
  • PZL P.11c, 152 Fighter Squadron from Wilno, September 1939. Avião pilotado pela Cpl. Antoni Joda foi atingida pela Flak durante missão de reconhecimento e destruído durante um pouso forçado em Zegrze, em 10 de setembro de 1939.

ONDE COMPRAR,YAK-1B

O kit do PZL P.11c pode ser comprado diretamente no site da Arma Hobby, custa 9,75  Euros (cerca de 58 Reais – cotação julho/2020) + frete. Para comprar clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a ARMA HOBBY por enviar este modelo para review. Muito Obrigado! Fique de olho no blog que em breve postarei a montagem desta pequena jóia do modelismo.

Kit totalmente recomendado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.