História & Modelismo Museus 

Visitando o Bundeswehr Military History Museum em Dresden

O museu

No ano de 2019 tive a oportunidade de conhecer a cidade de Dresden, o seu militar o Bundeswehr Military History Museum. A coleção do museu é muito vasta e abriga peças bem interessantes.

O museu está localizado em um prédio construído no século XVIII e vem desde então sendo modificado e transformado, em 1989 após a queda do muro de Berlim o museu foi fechado, com a intenção de que pudesse registrar a história que estava sendo criada naquele momento, sendo então somente reaberto em 2011. Neste período uma competição arquitetônica foi realizada e o projeto escolhido foi o apresentado pelo arquiteto Daniel Libeskind, que acrescentava a fachada tão característica do museu.

A coleção do museu está dividida em 4 andares que contam a história militar de Dresden a partir do ano de 1300, setas no chão guiam o visitante para as salas com os mais diversos artefatos, roupas, armas, etc. Achei interessante que o museu tem como foco mostrar os aspectos humanos e culturais da guerra.

Como chegar

Chegar até o museu é muito fácil, ao desembarcar na rodoviária ou estação de trem (ambas estão no mesmo prédio) pegue o tram 7,8 ou o ônibus 64 e desça na estação “Stauffenbergallee”, ela fica praticamente de frente ao museu. O preço do ingresso é de 5 Euros para adultos, crianças não pagam.O museu fica aberto de segunda a domingo das 10-18h. As quartas feiras é fechado.

Algo que recomendo fazer é ao desembarcar na estação de trem/onibus, procure o centro de apoio ao turista e compre o seu”‘welcome card“. Com ele você pagará entrada reduzida no museu (alguns outros museus tem entrada grátis para quem tem o cartão) e também poderá utilizar o transporte público da cidade utilizando esse cartão. O “welcome card” também dá desconto em alguns restaurantes e outros eventos culturais da cidade, além de outros benefícios, vale a pena dar uma olhada.

A coleção e exibições

O museu conta com uma ótima coleção de uniformes, veículos, documentos, que vai deixar qualquer fã de história muito contente. Dá pra ficar horas olhando o que ele oferece.  Neste link é possível uma ver uma planta do museu. São mais de 200 mil objetos no museu.

Cada andar oferece um momento da história e a coleção conta com alguns artigos muito interessantes, como a capsula Soyuz 29 que levou o cosmonauta alemão Sigmund Jähn e o sobretudo de Hermann Goering. Quando vistei o museu, uma exibicção temporária mostrava o atentado contra Adolf Hitler com uma reprodução da sala onde ele ocorreu exatamente igual a recriada no filme Operação Valquíria. Além da recriação da sala, uma dezena de documentos mostrava os planos, e tudo o que aconteceu após o atentado.

Na área relacionada a Guerra Fria, está a disposição diversos artefatos e quadros. Achei muito legal a maneira como apresentam alguns mísseis, inclusive existe uma réplica de um V2 no museu. É importante lembrar que Dresden ficou do lado oriental da Alemanha. Tive a impressão que a coleção relacionada a esse período está mais completa. Com relação a coleção da Segunda Guerra mundial, ela é a menor parte do museu, mas tem alguns artigos interessantes como uma asa de um P-51 abatido, diversos uniformes e até mesmo um Kettenkrad.

Na área externa do museu está em exibição uma série de blindados como M113, Marder (IFV), Leopard 1, Spähpanzer Luchs, BTR-60, T-72, entre outros.

Algumas fotos do que você irá encontrar por lá.

Se vale a visita? Com absoluta certeza, e aproveite para dar uma volta por Dresden, é uma das cidades mais bonitas que já visitei em toda a minha vida. Sentar-se em um restaurante às margens do rio Elba é algo que você deverá fazer em sua visita. Visite o site oficial da cidade para ver tudo o que Dresden pode te oferecer, e se você não fala alemão não se preocupe, a grande maioria das pessoas falam Inglês.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Visitando o Bundeswehr Military History Museum em Dresden”

  1. Rubens Costa

    Uma foto igual a nº36, só que mais próximo, para nós modelistas seria ótimo. Parabéns pela apresentação deste belo museu!

    1. oi Rubens,

      Fotografar em museus é sempre complicado, por causa de vidros e principalmente da luz, mas pode acreditar os modelos não valiam uma foto mais próxima rsrsrs

      Plastiabraço e boas montagens!!

  2. Muito bom Lucas, Parabéns à você e a Ludmilla!
    Forte Abraço
    Osmarjun

    1. oi Osmar,

      Muito obrigado!!!

      Plastiabraços e boas montagens!

  3. SERGIO LUIS

    Vivenciar essa experiência, deve ser um dos momentos mais gratificantes para um modelista. Parabéns, Lucas.

    1. Pois é Sergio, confesso que nunca imaginei em toda a minha vida que um dia poderia estar as margens do rio Elba. Foi realmente sensacional e inesquecível.

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.