Aviação Reviews 

Review 1/72 Yakovlev Yak-23 Flora – Special Hobby #SH72248

O Yak-23 Flora,

O Yakovlev Yak-23 foi um um caça a jato desenvolvido na União Soviética durante os anos 40, foi construído tendo como base o Yak-17, tendo principal diferença com seu antecessor a posição de seu estabilizador horizontal em posição mais alta.

O Yak-23 era equipado com motor Klimov RD-500 (uma cópia não autorizada do motor Rolls-Royce RB.37 Derwent), podia alcançar a velocidade máxima de 925 km/h. Logo após entrar em serviço no início da década de 50 o modelo já foi retirado de serviço pra ser substuído pelo então mais moderno e melhor MIG-15.

Cerca de 300 unidades foram fabricas e muitas exportadas para países do pacto de Varsóvia como a Tchecoslováquia, Romênia e Polônia. Estive no Museu Kbely em Praga e pude fazer umas fotos do exemplar que está exposto por lá, a Techcoslováquia na época recebeu 20 exemplares do modelo.

Um fato curioso desta aeronave é que os Estados Unidos compraram uma unidade da Iugoslávia (a aeronave era Romena e havia sido voada por um piloto desertor), o modelo foi desmontado e enviado em um navio, voou com insignias americanas e em segredo na base de Wright Field em Ohio, depois foi novamente desmontado e mandado de volta para a Iugoslávia.


Fontes:

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.

O kit,

Composto dois sprues, sendo um em cinza com 35 peças e outro para as transparências com 3 peças.Também complementam o kit 10 peças em PUR (resina de pulieretano) e mais 21 peças em photoetched. Este é o que podemos chamar de um puro short-run, ou seja, um kit injetado em processo de baixa pressão, com complementos em multimídia. Certamente este não é  um kit para iniciantes, sendo mais recomendado para modelistas intermediários e experientes.

Os detalhes nos painéis são em baixo relevo e bem reproduzidos, além das linhas o kit também possui as marcas de rebites. Comparando com algumas fotos e desenhos pude constatar que estão em sua grande maioria corretas.

A montagem será um pouco complicada, devido ao modelo não possuir pinos de encaixe, além de que as peças não se ajustam totalmente com facilidade, o que já é comum em kits short-run.

Os detalhes internos são bons, com painéis laterais, e de instrumentos bem reproduzidos, os detalhamento interno ainda é completado pela folha de photoetched.  Os detalhes do trem de pouso também são completados pela folha de photoetched.

 A folha de decalques é bem impressa, porém alguns stencils menores não tem um acabamento final muito bom ficando um pouco ilegíveis, há também uma errata na impressão que já é corrigida com uma pequena folha extra. O filme é fino ao que parece não haverá muitos problemas para aplicar. Permite quatro versões sendo elas:

USAF Test and Evaluation Center FU-599 (Tom Collins)-Wright-Paterson AFB, Ohio 1953
Soviet Air Force  – Red 01 – Akhtubinsk / Grozny North- 1950
Soviet Air Force  –  Blue 14 Akhtubinsk / Grozny North – 1953
Soviet Air Force  –  Blue 12Akhtubinsk / Grozny North -1953

As instruções são boas mas as vezes um um tanto complexas, para quem não é habituado a montar kits, certamente terá um pouco de dificuldades. O kit se monta em 10 passos, e as indicações de cores são para tintas da marca Gunze Sangyo.

Definitivamente este não é um kit para iniciantes, entretanto devido a sua importância histórica não deve faltar na coleção.

Onde comprar,

Comprei esse kit do Yak-23 com estas moedas na loja da MPM em Praga, custou 310 Kč, cerca de 72 Reais, para comprar você pode visitar a Modelimex ou loja da Special Hobby.

 
 
 
 
 
 
 
 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/72 Yakovlev Yak-23 Flora – Special Hobby #SH72248”

  1. RONALDO MAGALHÃES

    Lucas, parabéns. Outro excelente review.

    Só uma observação: ao final do texto você escreve: “Permite quatro versões, sendo elas:” (…) Acho que faltou enumerar as versões.

    1. Oi Ronaldo, fico contente que gostou e muito obrigado por avisa! faltou mesmo, acabei de corrigir.

      Um grande plastiabraço!

  2. Rogerio 77

    Devo admitir que não sabia que a Republica Tcheca não adotou o Euro como moeda, pesquisei e vi que a Eslováquia sim.

    1. Isso mesmo, embora muitos estabelecimentos aceitem o Euro, tem que tomar cuidado com a conversão, minha recomendação é usar a moeda local.

      Hoje 1 Real vale 4,30Kč, para efeito de comparação uma cerveja de 500ml hoje custa em média entre 35-40Kč, da pra comprar uma cerveja com uma moeda 🙂

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.