Aviação Reviews 

Review – 1/72 FIAT CR-32/bis/CN – AZmodel #AZ7620

O FIAT CR-32,

O FIAT CR-32 originou-se fo FIAT CR-30, comparado ao seu modelo antecessor o CR-32 tinha linhas mais aerodinâmicas e também era um pouco menor, assim era uma aeronave mais compacta e consequentemente mais manobrável.

O modelo era impulsionado por um motor de 12 cilindros em V – Fiat A.30 R.A,desenvolvido no início da década de 30, refrigerado a água e com potência de 600hp. O armamento do CR-32 consistia em duas metralhadoras de 7.7mm nos modelos iniciais ou duas metralhadoras de 12.7mm nos modelos finais, também era capaz de levar até 100kg de bombas.

O CR-32 esteve presente em conflitos na Guerra Civil Espanhola, leste e norte da África e também no mediterrâneo, o maior ás conhecido do CR-32 foi o espanhol Joaquín García Morato y Castaño que obteve 36 de suas 40 vitórias voando o modelo. Foram construídas mais de mil unidades do modelo e o último CR-32 a sair de operação voava pela Força Aérea Espanhola em 1953!!

O CR-32 chegou a ser exportado para alguns países, inclusive para a Venezuela e Paraguai. Somente 3 exemplares sobreviram a guerra e estão expostos em museus na Espanha (2) e na Itália (1).


O kit,

Composto de apenas 2 sprues este certamente é um daqueles projetos para se montar em um final de semana. No total são 63 peças e uma pequena folha de acetado para o parabrisas. Este acaba sendo também uma alternativa ao antigo modelo da Italeri/SuperModel na mesma escala.

A injeção é no estilo short-run portanto um pouco de trabalho será necessário para que os encaixes fiquem perfeitos. As linhas de painel são em baixo e alto relevo e me parecem adequadas para a escala.

O interior do modelo consiste em painel, assento, manche, garrafa de oxigênio e extintor. Não são fornecidos decalques para os intrumentos e não há detalhes dos cintos de segurança, esses são detalhes que o modelista deverá corrigir com algum atermarket ou scratch.

O manual mostra 11 passos de montagem e trás alguns opcionais como as metralhadoras montadas na asa inferior (que foi pouco usado) e também os escapamentos utilizados na versão CN.

Os decalques são bem impressos e sem falhas de registro, acredito que não haverá problemas ao utilizá-los. As intruções de pintura estão na parte de trás da caixa, como em todos os kits da marca, e trazem indicações de cores para a marca HUMBROL. É possível recriar uma das seguintes três aeronavesCR-32:

  • FIAT CR-32 quater, MM 4227, 16010, 50th Stormo, Northem Africa, 1940
  • FIAT CR-32 bis, MM 3992, 79-6, 79th Squadriglia, Rome, 1939
  • FIAT CR-32 bis, MM 2991, 73-1, aircraft flow by Col. Pezze, Ferrara, 1935

Acredito que esse seja um modelo que chamará a atenção em meio a qualquer coleção, pois as pinturas italianas estão entre as mais bonitas da guerra em minha opinião. Devido a uma certa complexidade do kit não recomento para iniciantes.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na AzModel/KP, custa cerca de 12 Euros (sem o imposto) + frete, ou cerca de 78 Reais (cotação outubro/2020). Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos a AzModel por enviar este kit para review! Se você ainda não viu ai vai o post que fiz da minha visita à fabrica da AzModel/KP, clique aqui.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.