Aviação Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build & Review: 1/72 Messerschmitt Bf 109E-3 – Special Hobby #SH72443

O Bf-109E-3,

O Bf-109E-3 é uma das lendas da aviação mundial, especialmente devido a sua projeção durante os conflitos da Segunda Guerra mundial. Foi a aeronave utilizada pelos maiores ases alemães, e sem sombra de dúvidas um dos melhores projetos aeronáuticos jamais construídos.

O Bf-109E-3 foi o caça padrão da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, e teve seu desempenho comprometido somente durante a Batalha da Inglaterra, pois devido ao seu limitado raio de alcance podia combater por poucos minutos sobre o canal da mancha. O modelo E “emil”  entrou em serviço em 1938 e era em essência o modelo D revisado equipado com um motor mais potente (DB 601) e canhão. Cerca de 4 mil unidades foram produzidas em 3 variantes pricipais: Bf-109E-1 como motor de 1075hp, Bf-109E-3 com melhorias de motor, blindagem e armamento e o Bf109E-4, que não possuía canhão. O Emil é lembrado pelos seus pilotos como o mais fino dos Bf-109´s e é equiparado aos primeiros Spitfires. Em todas as sua versões foi um dos caças mais produzidos da história com mais de 35 mil unidades construídas.

O desaparecimento do Bf-109 dos céus da Europa no final da Segunda Guerra Mundial não foi completo, pois alguns países como a Suíça e a Checoslováquia continuaram a utilizar o modelo por muitos anos, sendo estes equipados com motores DB 605 e mais tarde com o Jumo 211, mais tarde o modelo seria utilizado como o primeiro caça do recém formado estado de Israel permanecendo em serviço até 1967!

Fonte: CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1



 

Fonte de referências,

Sem dúvida alguma os livros da Valiant Wings Publishing são as melhores referências sobre o Bf-109, para saber mais sobre eles clique aqui.

O kit,

Composto de apenas 3 sprues, dois em cinza e um para as transparências, a princípio este parece ser só mais um kit do Bf-109E-3 disponível no mercado. Mas essa impressão acaba quando você começa a olhar melhor as peças nos sprues, são 75 peças no total, nada mal para um kit na escala 1/72!

O primeiro ponto que chama a atenção neste kit são os rebites, presentes em todas as superfícies, pequenos e ultra delicados algo que realmente não é comum de se ver em kits desta escala. O motor é também muito bem detalhado e o nível de preocupação da Special Hobby foi tão grande que se o modelista deseja montar o kit com o motor exposto é fornecido um pequeno decalque com o serial do motor para se colocar. Os escapes são bem adequados para a escala, eu tentaria fazer a cavidade dos mesmos para ficar um pouco ainda mais escala. Até mesmo a manivela de partida do motor está no kit!

Outro detalhe que chama bastante a atenção são as superfícies de comando, que vem todas separadas e são moldadas imitando o padrão entelado, até mesmo pequenos rebites estão presentes nestas peças, só possíveis de se ver com uma boa lente de aumento.

O cockpit tem uma boa parte de suas peças já moldadas na fuselagem, mas isso é algo que não é problema nesta escala, outras peças estão presentes no sprue, até mesmo os pedais do leme estão presentes. Assento, painel de instrumentos em relevo, manche e tudo o mais está por lá. Para os instrumentos, inclusive, a folha de decalques fornece os instrumentos.

O único ponto que julgo necessário neste kit do Bf-109E-3 é o cinto de segurança, ele é fornecido em formato de decalque, porém acredito que o uso de cintos em photoetched seja o mais o ideal, a YAHU produz um set perfeito para este kit o código é YMS7213, a Eduard também tem um set de cintos alemães código EDU-73034.

O trem de pouso é simples assim como era no original, gostei da raiz da asa ter detalhes internos, algo muitas vezes omitido em alguns kits. O intradorso da asa surpreende dada a quantidade de rebites reproduzidos. Os pneus tem bons detalhes e não será necessário substituí-los.

Quanto as marcações os decalques permitem a construção de 5 aeronaves diferentes, sendo elas:

  • 1./JG 51 (White) 13+, (W.Nr.) 3714 / (Heinz ‘ Pritzl ‘ Bär) September 1940 FR
  • 3./JG 52 (Yellow) 15+ (Uffz. Karl Wolff) August 1940 – Coquelles FR
  • 5./JG 77 4+- (Ofw. Anton ‘Toni’ Hackl) 1940 – Værnes, Tronheim NO
  • 6./JG 51 (Yellow) 1+ (W.Nr.) 5057 / (Oblt. Josef ‘Pips’ Priller) July 1940 FR
  • Stab.III/JG 53 <<+I (Werner ‘Vati’ Molders)

O manual é um livreto de 16 páginas coloridas em formato A5 e impresso em papel couché, as indicações de cores são para tintas da marca Mr Hobby Mr Aqueous ou Mr Hobby. Algumas opções são apresentadas na montagem, como a possibilidade de se deixar a caixa de munição e os motores expostos, superfícies de controle, flaps e canopy em várias posições. Se quiser dar uma olhada no manual basta fazer o download clicando aqui.

Ouso dizer que esse é um dos melhores kits da Special Hobby que já tive em mãos, e ele vem pra comprovar que a empresa tem se tornado cada vez melhor em seus produtos. Quando visitei a fábrica em 2019 (link aqui) o Sr. Riedel me informou que eles estavam migrando para moldes de metal, deixando de lado a tecnologia short-run, definitivamente esse não pode ser considerado um kit short-run, uma vez que agora os pinos de encaixe estão presentes e o nível de detalhes é muito melhor. Parabéns para a Special Hobby.

A montagem do Bf-109E-3,

Iniciei a montagem pelo motor o qual não apresentou problemas, decidi montar o kit com o capô fechado então não fiz a pintura e os detalhes do mesmo, para os modelistas que desejarem deixá-lo exposto é um prato cheio! Para o cockpit apliquei primer preto Mr Surfacer Black e em seguida prossegui com a pintura e detalhamento,  neste passo utilizei tintas Gunze Aqueous e Hataka Red Line. Para finalizar fiz um wash usando o Interior Wash da MIG Productions.

Um outro detalhe bem legal deste kit é que é possível deixar abertos os painéis das caixas de munição ficando estas também expostas, decidi deixá-las fechadas, como mostra essa foto aqui. O encaixe do motor na fuselagem exigiu um pequeno ajuste no comprimento dos montantes mas nada muito complexo, foi até simples de fazer. Um ponto importante em qualquer montagem do 109 é deixar as linhas na fuselagem tanto em cima quanto embaixo conforme mostrado nesta foto.

O canopy não encaixou perfeitamente e foi necessário um pequeno ajuste também bastante simples de fazer. O restante da montagem é bastante tranquila e sem nenhum problema. Atente para  fato que é necessário encaixar a bequilha antes de fechar a fuselagem e esta é uma peça bastante delicada, a minha acabou quebrando durante o processo de montagem, minha recomendação é cortar a peça e colar depois de pronto para evitar perdê-la caso quebre.

Os radiadores das asas são representados por um conjunto de decalques e são suficientes para a escala, assim como o painel de instrumentos oferecido no kit.

Iniciei a pintura com um fundo de Mr Surfacer 1200 e em seguida apliquei a camuflagem utilizando tintas Gunze Aqueous, o padrão da camuflagem da aeronave que escolhi foi aplicado depois de todas as marcações pintadas na aeronave então para simular isso com segurança mascarei as posições dos decalques antes de aplicá-los, assim pude fazer a pintura sem o risco de danificar os decalques. Depois de tudo pintado, apliquei uma camada de verniz brilhante e segui com a aplicação dos decalques.

Este ponto é importante notar uma coisa, os decalques fornecidos neste kit possuem um pequeno filme que deve ser removido depois de aplicados e secos, só fui perceber isso quando estava aplicando o panel liner no kit e vi que a película saiu. Não há qualquer menção no manual sobre isso, então fique atento!

Onde comprar

O kit do Messerschmitt Bf 109E-3 pode ser comprado diretamente da Special Hobby por 347 Kč (cerca de 75 Reais) + frete (cotação Julho/2022). Para comprar clique aqui. 

O modelo também pode ser encontrado nos distribuidores da Special Hobby ao redor do mundo. 

Para saber como comprar na Special Hobby por favor veja este tutorial

Já tive a honra de visitar a fábrica da Special Hobby, se você não viu o artigo clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Special Hobby por ter enviado este modelo para review!

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Build & Review: 1/72 Messerschmitt Bf 109E-3 – Special Hobby #SH72443”

  1. SERGIO CAVALLARI FILHO

    Bom dia, Lucas.
    Excelente kit e montagem. Entrou na minha lista de compras, mesmo sendo da escala1/72.
    Plastiabraços
    Sergio

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.