Aviação Reviews 

Build Review: 1/48 Marcel Bloch MB.151 C.1 – DORA WINGS – #DW48017

O MB.151,

O MB.151 teve seu início de projeto bastante problemático, uma vez que o primeiro protótipo (MB.150.01) sequer decolou em seu primeiro teste de voo. Após reavaliações do projeto o modelo foi redesenhado com uma asa maior e desta vez o protótipo decolou em setembro de 1937.

O modelo era construído todo em metal, com trem de pouso retrátil e cockpit fechado, que eram grandes avanços para a época. O MB. 151 podia ser equipado com quatro metralhadoras 7.5mm ou dois canhões fixos de 20mm e duas metralhadoras de 7.5mm.

O MB.151 entrou em produção em 1938 sendo designado MB.151 C.1, as primeiras 25 unidades das 140 encomendadas foram entregues com motor Gnome-Rhòne 14N-1 de 920hp. As unidades seguintes foram equipadas com o 14N-25 que possuía 1080hp, posteriormente o modelo seria equipado com um motor 14N-49 com 1600hp e rebatizado como MB.152C.1

Devido a sua performance baixa o MB.151 acabou sendo mais utilizado como treinador de combate. Em contrapartida as 481 unidades do modelo MB.152 mais potente com melhor armamento e manobrável entrou em operação na defesa da França em Maio e Junho de 1940 e continuou em serviço com o regime de Vichy depois da derrota da França. A Alemanha se apoderou de muitos modelos e os utilizou como treinadores inclusive cedendo 20 MB 151 e MB 152 para a Romênia. No total cerca de 660 unidades  151/152 foram construídas.


O MB. 151 da Dora Wings,

O kit do MB.151 apresentado pela Dora Wings é composto de 109 peças dividas em 9 sprues, completam o kit uma folha de photoetched com detalhes para o interior, uma pequena folha de acetato e máscaras para o canopy. Os detalhes são em baixo relevo e bem injetados sem marcas, algumas penas rebarbas estão presentes em algumas peças, como no bordo de fuga das asas, mas nada que desabone a qualidade do kit afinal não podemos esquecer que este um kit short-run! A caixa é bem reforçada protegendo bem o seu conteúdo e a arte foi produzida pela artista Elena Stanilevich, infelizmente não encontrei um website relacionado à ela.

O MB.151 da Dora Wings trás uma pequena peça em resina que deve ser utilizada na raiz da asa juntamente com a peça G25, é importante não esquecê-la! Ao que me parece deveria haver um par destas peças injetadas, mas existe apenas uma no sprue G a solução então foi enviar a faltante em resina.

A construção do kit do MB.151 é bem no estilo da Dora Wings, acredito que não haverá muito trabalho, já montei dois outros kits da marca e gostei bastante de todo o processo de montagem. O manual é colorido em tamanho A5 e impresso em papel couché são no total 14 passos para a montagem para baixar o manual clique aqui. A asa é montada em 3 peças e gostei bastante de o kit ter incluído uma longarina facilitando para obter o diedro corretamente. Os estabilizadores estão separados sendo possível montá-los em qualquer posição. Atenção para a página 7 do manual que é bastante clara quando a inclinação (para a esquerda) do motor para compensar o torque.

Os detalhes do interior são bons, com o assento sendo formado por um misto de peças em photoetched e plástico, os cintos de segurança também são em photoetched. O painel de instrumentos é injetado em plástico e pode ser completado utilizando um decalque para os instrumentos, entretanto recomendo a utilização do painel da Yahu, que irá deixar o interior muito mais realista.

O modelo apresenta algumas peças extras possivelmente para a montagem do MB 152?. Entretanto não há indicação no manual sobre quais peças não devem ser usadas portanto é bom olhar bem as instruções na hora da montagem. Um dos pontos que achei bastante positivos do kit é a junção da raiz da asa com a fuselagem que vem montada em uma peça separada, eliminando assim a necessidade de se preencher a linha de junção. Para o motor é fornecido um photoetched com os cabos de ignição.

O canopy vem separado porém assim como no kit do Seversky J9 não é possível montá-lo aberto, o que é uma pena quando se capricha no interior. A única solução possível no momento seria obter um canopy em vaccum forming porém nenhum fabricante de aftermarkets a produz.

Quanto aos decalques eles seguem o padrão da Dora Wings, bastante finos e sem marcas, simples e fáceis de aplicar e permitem a construção de 4 aeronaves diferentes sendo elas:

GC I/8 No. 364 (Y851) (Armée de l’Air) (c/c Karel Posta (Czech Pilot)) –  CIC Chartres FR  May 1940 Battle for France
 –AC 3 No. 37 (Y524) (Armée de l’Air) –  June 1940 Battle for France – Cuers-Pierrefeuc
GC II/10 No. 98 (Y585) (S/Lt. Ellis) (Armée de l’Air – March 1940 – Rouen-Boos
No. 57 (Y544) – FR Armée de l’Air de Vichy (Vichy France Air Force 1940-1942) – 1942 – Saint-Raphael

Acessórios,

Um dos acessórios que recomendo para este kit é o painel da YAHU

A montagem do MB.151,

Iniciei a construção do kit pelas asas e logo no início percebi que a junção das peças externas da parte inferior da asa não ficaria muito firme/alinhada então usei pequenos pedaços de plasticard para reforçar a junção e ajudar no alinhamento, mesmo fazendo desta força um pouco de putty ainda será necessário para deixar a junção satisfatória.

Em seguida parti para as peças da caixa do trem de pouso (wheel bay) onde é importante notar a utilização de uma pequena peça em resina que vem no kit, ela é importante para fechar um dos lados. Depois de finalizada essa parte fiz alguns testes de encaixe e percebi o que considero o maior problema deste kit, a junção da raiz da asa foi feita de uma forma onde ela compõe um pedaço da fuselagem e conseguir um alinhamento perfeito entre essas peças é o maior desafio deste kit.

Um ponto importante no momento de fechar as asas é atentar para uma pequena peça que compõe o farol, ela deverá ser colocada antes de se fechar a parte superior, caso contrário não será possível colocá-la depois. (ver foto). O manual não mostra a colagem desta peça então ATENÇÃO na hora da montagem! Resolvi este problema colando um pouco de resina UV da Green Stuff World

MB-151-_80MB-151-_82MB-151-_79

Para o interior perdi uma das peças do pedal e fiz uma outra usando um pedacinho de arame. Para colar estas peças foi necessário usar um pedaço de plasticard por baixo das ranhuras. Em seguida parti para a finalizalição das peças da fuselagem e asas. O interior é encaixado por baixo, então é possível fechar a fuselagem sem a necessidade de se montar essa parte.

Para o interior utilizei um dos painéis da YAHU  o que adicionou um toque excepcional ao detalhamento do interior do kit. Recomendo este painel para a montagem deste kit. Em seguida colei o interior e trabalhei em algumas outras partes como o motor por exemplo. Neste ponto é importante notar que o MB.151 possuía uma inclinação do motor para a esquerda (para compensar o torque) portanto não se esqueça de alinhar o cowling dessa maneira!

Os estabilizadores horizontais não se encaixaram muito bem na fuselagem e precisaram também de alguns pequenos ajustes, mas nada muito sério.

Trabalhei com putty na junção da asa+fuselagem com a intenção de alinhar o máximo possível este encaixe e não deixá-lo visível na finalização. Para este trabalho utilizei a putty da Ak Interactive, como ela é solúvel em água, ajuda muito no trabalho.

Em seguida instalei os  detalhes faltantes no interior e apliquei uma camada de Gauzy Glass Coat da Ak Interactive para melhorar a aparência da transparência. Utilizei também as máscaras que vieram como o kit para poder pintar o canopy, que recebeu uma camada da cor do interior antes de pintar a camuflagem.

Utilizei as tintas Hataka para a pintura do MB.151, as cores utilizadas foram:

– HTK-A083 Gris Bleu Clair
– HTK-A082 Gris Bleu Foncé
– HTK-A080 Vert
– HTK-A079 Brun Foncé

A camuflagem foi aplicada à mão livre utilizando aerógrafo. Em seguida uma camada de verniz brilhante Mr Hobby H-30 foi aplicada. Apliquei pouco wheathering ao kit, ultimamente venho utilizando a filosofia do “menos é mais” aos meu kits. Para as faixas no leme tenho utilizado pintura ao invés de decalques, fica um acabamento mais bonito e sem falhas.

E aqui estão as fotos do modelo finalizado!

Onde comprar,

Este kit do MB.151 C.1  na escala 1/48 pode ser comprado diretamente no site da Dora Wings, e custa 29.00€ (cerca de R$150,000 – cotação de setembro/2022) + frete (que fica em torno de 10 Euros). Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Dora Wings por gentilmente ter enviado este exemplar para review.

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Build Review: 1/48 Marcel Bloch MB.151 C.1 – DORA WINGS – #DW48017”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Bom dia meu amigo Lucas!!!

    Como um bom short-run, um kit para os fortes como você!!!kkkk

    Brincadeiras a parte, achei um bom kit e bem injetado. As correções durante a montagem e a sua habilidade em lidar com elas, fizeram com que o resultado final ficasse excelente!!!!

    Muito legal esse set da Yahu, deu uma enriquecida no modelo!!!

    Parabéns pela montagem e pela matéria!!!

    Plastiabraço!!!

    1. heuheuheue pois é meu amigo! não é fácil!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.