Aviação Reviews 

Review: 1/72 Folland Gnat T.1 – Airfix #A01006

A aeronave,

Reconhecido como aeronave de treinamento o Folland Gnat (mosquito/pernilongo) voou pela primeira vez em Agosto de 1954. Enquanto os caças ao redor do mundo estavam se tornando cada vez mais pesados e complexos o projetista do Gnat ( W.E.W. Petter) pensou justamente o contrário: construir um caça leve com a menor turbina disponível na época.

Embora o governo Britânico tenha encomendado seis aeronaves para avaliação,  o Gnat não foi adotado como aeronave de caça para a RAF. Em meados de 1957 a RAF acabou adotando a aeronave em versão biplace para fins de treinamento encomendando 105 aparelhos. A Índia aprovou a aeronave como caça e construiu sob licença mais de 200 unidades. Na guerra Indo-Paquistanesa a aeronave mostrou-se muito efetiva em missões de apoio aéreo fechado (CAS). Após a guerra a empresa Hindustan Aircraft Ltd adquiriu a licença para produzir o Gnat II batizado como  Ajit (invencível). Outro pais a operar a aeronave foi a Finlândia entre os anos de 1958 a 1972.

A aeronave foi adotada pela Esquadrilha Acrobática Red Arrows sendo voada em 1292 apresentações a aeronave foi substituída pelo BAe Hawk no ano de 1979.

Fontes:
CROSBY, Francis: Fighter Aircraft. Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower.  Amber Books.

 

O kit,

Composto de apenas 49 partes, dividas em três sprues o modelo realmente mostra o quanto era pequena a aeronave real, pois depois de montado terá 155mm de comprimento por 102mm de envFolland Gnat

Os detalhes são bem interessantes para a a escala, especialmente o trem de pouso que trás até os discos de freio nas rodas, bons detalhes. Pena o mesmo padrão não seguir para o interior do modelo que é bastante simples, com apenas dois assentos sem detalhes e um painel sem nenhum instrumento em relevo, os instrumentos estão em uma folha de decalques. Não há painéis laterais de instrumentos, apenas um pequeno detalhamento nas metades da fuselagem. Para quem pretende montar o modelo com os pilotos no interior ou com o cockpit fechado, não há problemas, mas para quem pretende mostrar algo por dentro, recomendo um set de aftermarket para o modelo, a Pavla produz um set muito bom para o interior. Para ver clique aqui.

Quanto aos decalques eles são impressos pela empresa Italiana Cartograph de qualidade já mais do que reconhecida, tudo muito bem feito, sem problemas, com eles certamente o modelista não terá problema algum. As instruções de cores estão com códigos de tinta da Humbrol. O canopy é moldado em uma única peça, ou seja caso o modelista deseje montar aberto terá que serrar.

As instruções de montagem estão bem claras, são 31 passos de montagem.O manual trás a montagem e onde os decalques são aplicados, quanto à pintura tem algo que me deixou bem incomodado, foi um selo que o importador colocou na parte de trás da caixa e que acabou escondendo detalhes sobre como deve ser a pintura, fica a dica para a HTC Comércio de Modelismo Ltda tentar colocar esta etiqueta maledeta (ver foto) em algum lugar que não atrapalhe o modelista.

Sei  que eles são forçados a colocá-la por causa de uma Lei que considero ineficaz afinal as vitrines das lojas, e shopping centers vivem usando termos em Inglês por aí e ninguém fala nada, isso sem falar nas traduções para lá de vagabundas dos rótulos de produtos comestíveis importados, mas infelizmente já que não tem outro jeito pelo menos tentem não nos atrapalhar pessoal da HTC coloquem a etiqueta em um local onde não irá esconder alguma informação importante para o modelista 😉

Onde comprar,

Este kit e muitos outros da Airfix podem ser comprados na Plastic Kits para ver a lista de kits disponíveis clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Plastic kits por ter enviado este set para review.

Plastiabraço e até a próxima!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.