Aviação Reviews 

Review: 1/72 Hunting Percival Jet Provost T.3 AIRFIX #A02103

A aeronave,

O Jet Provost foi introduzido como treinador na RAF no final dos anos 50 e logo se tornaria o o treinador à jato de treinamento básico. O modelo T3 iniciou suas atividades 9 anos mais tarde, trazia algumas melhorias como motor mais potente, tip-tanks (tanques na ponta da asa), canopy com melhor visibilidade para aluno e piloto e assento side by side (lado a lado), semelhante ao do Neiva T-25 Universal utilizado pela FAB.

Segundo os pilotos, o Provost era muito dócil para voar, suas asas retas davam  uma grande estabilidade ao voo e muitos dos pilotos de linha de frente da RAF nos anos 60 e 70 tiveram seu treinamento utilizando ele. O modelo T4 visualmente não tem diferenças com o T3, na verdade, a única diferença entre eles era o motor, pois o T4 tinha um motor ainda mais potente. Os dois modelos foram utilizados pela RAF para diversas funções em vários esquadrões. O avião foi retirado de serviço somente em 1993, que, aos poucos, foi substituído pelo Shorts Tucano, versão fabricada no Reino Unido do Embraer T-27 Tucano.

Devido a sua facilidade de voo e operação, alguns Jet Provost ainda permanecem em condições voo, mas desta vez em mãos de pilotos civis. Encontrei um anúncio na Internet de um Provost à venda no Reino Unido por 22 Mil Libras.


O kit,

Seguindo a nova filosofia que a Airfix adotou desde que foi comprada pela Hornby Hobbies, este kit faz parte dos moldes novos da Airfix, que já deixou de ser considerada fabricante de kits “goiaba” e cada vez mais se coloca entre os grandes fabricantes.

Com o kit do Provost não podia ser diferente. Ele vem em uma injeção impecável, com detalhes excelentes para a escala. Este kit é certamente indicado tanto para iniciantes quando para os modelistas mais exigentes.

Composto de apenas 45 peças dividas em 4 sprues, sendo um para as transparências, o kit representa muito bem as elegantes linhas do Jet Provost. Sou um pouco suspeito para falar, pois gosto muito dos jatos dos anos 50 e 60 (risos).

A primeira coisa que gostei do kit foi a arte da caixa, desenhada por Adam Tooby, um dos ilustradores da Osprey Publishing, um dos meus favoritos.

O kit traz alguns detalhes bem interessantes, como por exemplo, os pneus que já foram moldados simulando o “peso” da aeronave, algo que vejo muito pouco por aí especialmente nesta escala. A qualidade da injeção como um todo chama bastante a atenção, bem como a injeção das transparências que são totalmente cristalinas.

Os detalhes e baixo relevo são muito bons também, o interior é representado por um assento que inclui os cintos de segurança, painel de instrumentos em forma de decalque, manche e outros detalhes. Embora eu não goste muito de usar, duas figuras estão inclusas no kit.

A montagem do kit se dá em 23 passos e o kit tem algumas opções como o canopy que pode ser montado aberto ou fechado, além do trem de pouso que pode ser montado recolhido ou estendido. O manual é em formato A4 colorido e vem com instruções bem claras a respeito da montagem, uma folha em separado com desenho em 3 vistas em escala é fornecida somente com as instruções para aplicação dos stencils.

Os decalques possuem uma excelente qualidade de impressão, trazem vários stencils, uma versão com decalques em cor fluorescente (que achei magnífica) e permitem representar duas aeronaves:

– Hunting Percival Jet Provost T.3 – Nº 2 Flying School, Royal Air Force Gaydon, Warwickshire, England, 1967
– Hunting Percival Jet Provost T.3A – Nº 1 Flying School, Royal Air Force Linton-On-Ouse, North Yorkshire, England, 1984.

Após a montagem o modelo terá 156mm de comprimento por 137mm de envergadura.

 Aftermarkets,

Encontrei alguns aftermarkets bem interessantes para o modelo.

A Eduard produziu 2 sets de detalhamento em photoetched, um para o Interior, outro para o Exterior e um terceiro set que compreende os dois juntos (73566).

O set para o interior traz o painel de instrumentos, cintos de segurança e alguns detalhes para o cockpit, o set do exterior traz mais algumas melhorias para o interior, como antenas, outros detalhes para o exterior e uma peça que achei muito útil, o FOD Cover para as entradas de ar da turbina, esse PE achei bem legal pois o kit não possui nenhum detalhe para o interior da turbina.

Outro set também da Eduard, são as máscaras (CX463) para pintura do canopy e rodas, este não é essencial mas as máscaras ajudam um bocado na pintura.

A única desvantagem destes aftermarkets é que o preço deles é mais alto que do próprio kit.

Este review foi patrocinado pelos bombons da Ludmila 😀

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review: 1/72 Hunting Percival Jet Provost T.3 AIRFIX #A02103”

  1. Ronaldo C. S. Magalhães

    Quando eu vi esse kit no site da Airfix, não dei muita coisa por ele. Depois de ver esse post, mudei completamente de opinião. O kit é bem detalhado, até para a escala de 1/72.

    1. Bom dia Ronaldo!

      Pois é, a Airfix está mandando muito bem nos lançamentos!

      Plastiabraço!

  2. Ludmila Haikal

    kkkk “Eu” salvando vidas <3

  3. Volmir Batista

    Santa Ludmila ! Eu estava muito curioso sobre esse kit, rsrsrs…

    Abraço do Jet

    1. Bom dia Volmir,

      Esse pequenino vale cada centavo investido! Ainda bem que a Ludmila patrocinou 😀 😀

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.