Aviação Reviews 

Review: 1/48 PZL-37A Łoś – Mirage Hobby #48131

A aeronave,

O PZL-37A Łoś (alce) talvez tenha sido uma das aeronaves mais importantes da história da Polônia. Se avançado projeto para a época demonstrava todo o conhecimento e técnica dominados pela empresa estatal PZL na época.

O PZL-37A Łoś  era considerado o bombardeiro mais avançado do pré-guerra, e foi projetado em paralelo a aeronaves como os alemães Heinkel He-111, Dornier Do-17 e os britânicos Blenhein e Hampdem. A aeronave tinha trem de pouso retrátil (um avanço para a época) e podia voar a 400km/h e levar até 2000kg de bombas.

O projeto do PZL-37A Łoś teve inicio em 1934 nas fábricas da PZL em Varsóvia, uma das coisas mais curiosas dessa aeronave é que seu projetista, Jerzy Dąbrowski, decidiu alocar suas cargas de bombas nas asas ao invés da fuselagem. Para que isso fosse possível ele teve que aumentar a corda da asa em 40%, os testes em tuneis de vento provaram que o arrasto havia sido reduzido! Somente depois da Guerra é que Dabrowski percebeu que ele havia criado um dos primeiros aerofólios de fluxo laminar do mundo! e o Łoś  foi a primeira aeronave a ter esse tipo de avanço aerodinâmico! Isso permitiu que o bombardeiro pudesse alacançar mais de 400m/h tornando-o o melhor bombardeiro dos anos 30.

O primeiro protótipo do Łoś voou 1936, para que as rodas do trem de pouso não precisassem ser grandes Dabrowski  optou pela solução de rodas duplas nos trem principais. Os primeiros protótipos (seriais 72.3 até 7.12) foram utilizados para vários testes e finalmente colocados em ação no outono de 1938.

A aeronave entrou em combate contra a invasão alemã em 1939, algumas aeronaves (cerca de 26) foram evacuados para a Romênia e mais tarde utilizadas por aquele país contra a União Soviética.

No total cerca de 120 aeronaves foram construídas, mas infelizmente nenhuma delas sobreviveu a guerra, algumas peças somente posem ser vistas, como um motor atualmente exposto no museu de aviação em Varsóvia. A fábica PZL construiu um mock-up da aeronave em 2012, porém pouca documentação restou e o modelo foi construído baseado apenas em fotografias, aqui uma matéria de quando ele foi apresentado ao público em 2012

Fonte: PZL.37 Los (Monografie Lotnicze 100), 2006, ISBN: 8372371814

O kit,

São 7 sprues, 6 injetados em cinza e um para as transparências. No total o kit possui 277 peças e uma quantidade muito boa de detalhes. A injeção é em baixo relevo, e embora o kit seja um short-run, sua qualidade de injeção é muito boa, com pouca rebarba, e um nível muito bom de pequenos detalhes.

Os motores são bons e representam bem o motor original, foto aqui. O trem de pouso tem como opcional dois tipos de rodas, uma toda fechada e um com raios. E tem bom nível de detalhamento também.

O modelo inclui 16 bombas de 100kg para serem colocadas nas asas, as naceles das bombas podem ser montadas abertas ou fechadas. Para aqueles que pretendem montar abertas, detalhes para as laterais das naceles são fornecidos.

Os detalhes para o interior são ótimos, com magazines para as metralhadoras, manche, painéis, uma coisa que gostei são os assentos com marcas simulando o couro.  A posição para o atirador tem uma boa quantidade de detalhes e pouco será necessário para melhorar, eu acrescentaria apenas alguns cintos de segurança. O painel de instrumentos é bem simples e não há decal representando os instrumentos, para tanto recomendo o uso de aftermarkets, nesse caso os paineis da Yahu Models, v oufalar deles logo mais abaixo.

Gostei dos detalhes internos da fuselagem representando as longarinas da fuselagem e poucos pinos de injeção ficarão visíveis. Botes salva vidas, extintor, e mais algumas outras coisas compõem o interior

A fuselagem se monta em duas partes, uma para o cone de cauda e outra para parte central, isso se deve ao fato que a segunda versão do Łoś  tinha estabilizadores verticais duplo. Essa foi uma sacada interessante do fabricante para não ser necessário fazer todo um molde para essa versão.

As superfícies de controle da cauda são moveis, ficando a cargo do modelista colá-las em uma única posição ou deixa-las moveis mesmo. Quanto as asas, que na minha opinião são o charme dessa aeronave pois tem um desenho muito elegante, seu formato está bem representado e é possível montar o kit com os flaps baixados, o manual trás indicações de quais ângulos são possíveis de utilizar (25º, 45º e 60º)

O manual do kit é impresso em papel couchê em tamanho A5 e possui 12 páginas, recomendo estudar bem o manual antes de iniciar as montagens, pois em alguns momentos o manual me pareceu um pouco confuso. As instruções para montagem estão em Polonês e Inglês. As indicações de cores estão para tintas das marcas Humbrol e Vallejo.

Os decalques permitem a construção de 3 aeronaves, uma folha de instruções colorida tamanho A4 é fornecida com o kit, porém os detalhes de local de voo, esquadrão etc, estão apenas em Polonês. A impressão dos decalques me pareceu boa, e dada minha experiência com a montagem do PZL P.11c (veja aqui) recomendo um pouco de cuidado ao manuseá-los pois são bem finos.

Para finalizar as transparências me pareceram boas e acredito que não haverá problemas ao utilizá-las.

Aftermarket,

Painéis para o interior

A também polonesa Yahu models oferece fantásticos painéis já prontos para a montagem no kit, e neste caso dois são necessários para a montagem deste modelo:

  • YMS4805 – PZL 37 Łoś SET
  • YMS4870 – PZL 37 Łoś

Estes dois sets possuem instrumentos para a cockpit e também para a posição do bombardeiro. Infelizmente nenhum cinto de segurança é fornecido.

Máscaras de pintura

Este é um item muito necessário para a montagem deste kit, e neste caro recomendo os sets da P-Mask código PK48039

SET de cores.

A empresa polonesa HATAKA possui um set de cores específico para a pintura de aeronaves polonesas:

Este set possui as cores principais para a pintura tanto dos caças (Light Polish Khaki) como dos Bombardeiros (Dark Polish Khaki) além da cor do dorso (Blue Gray).

Recomendo fortemente comprar um destes.

 

Onde comprar,

O kit do PZL-37A pode ser comprado diretamente na Mirage Hobby por 35,86 Euros (cerca de 164 Reais + frete – cotação Dezembro/2018). Para comprar o kit clique aqui

O painel da Yahu Models  bem como as máscaras podem ser comprados em diversas lojas, recomendo a Martola, clique aqui

O SET de tintas da HATAKA pode ser comprado na Plastic Kits, ou até mesmo os potinhos de cores em separado, as cores são: HTK-A010 — Dark Polish Khaki  e HTK-A036 — Light Blue-Grey .

 

Meus mais sinceros agradecimentos à Mirage Hobby por gentilmente ter enviado este kit para review, e também a Yahu Models por fornecer os painéis!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.